Economias normalmente definem seu caminho a partir de eventos enormes e imprevisíveis tais como guerras e outros desastres, mudança de regime político, grandes alterações demográficas e irracionalidades que levam às bolhas econômicas. Para qualquer período de 10 anos considerado, a sorte é o maior driver da economia de uma nação. Mas qual fator simples é o maior indicador para, digamos, uma direção desta nação num cenário de cinqüenta anos? Acredito que seja a relação A x E (Advogados x Engenheiros).
Minha hipótese é que o melhor indicador da saúde e longo prazo de uma economia é o numero de engenheiros que um país produz em relação ao numero de advogados. Um país que esteja criando mais engenheiros do que advogados está com tendência de alta. Um país que esteja caminhando para uma economia carregada de advogados vai acabar parando.
Esta ideia nada mais é do que um jeito palavreado de dizer: “Para um homem que só tem um martelo, tudo parece um prego”. Engenheiros constroem coisas e advogados processam pessoas. Se considerarmos que ambas as profissões estejam ocupadas o tempo todo, você precisa de mais engenheiros do que advogados para criar crescimento líquido. E acho que podemos concordar que países com os melhores engenheiros também vencem guerras e sobrevivem melhor a desastres.
Eu tentei googlar alguma estatística pra embasar minha hipótese e falhei. Anedotalmente, a ideia parece certa. Não consigo lembrar de um país com economia forte que não seja conhecido pelo seu pool de engenheiros.
Alguém pode argumentar que educação em geral é o maior fator de sucesso. Mas acho que podemos concordar que se todos se formarem em Letras, estaremos fadados a morrer de fome com uma gramática impecável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário